
Insatisfação de paulistano com serviço de ônibus piora em 2018
Pesquisa anual divulgada nesta terça-feira (18) pela Rede Nossa São Paulo revela o aumento da insatisfação dos usuários de ônibus da capital paulista. Segundo o levantamento, 54% dizem que o transporte está mais lotado do que no ano passado e 42% afirmam que cresceu o tempo de espera. Para 40%, o também aumentou o tempo de duração da viagem.
O levantamento revela ainda que 37% das pessoas não utilizam os ônibus paulistanos porque são muito lotados. No ano passado, esse número era de 31%. O índice também cresceu em relação aos que não usam o transporte público por considerar que o trajeto demora muito.
Se em 2017, eram 24% dos entrevistados, esse ano, o número subiu para 31%. Segundo os dados da Rede Nossa SP, 88% dos pedestres não se sentem seguros andando nas ruas da cidade. Ou seja, só um em cada dez paulistanos se sentem seguros caminhando pela capital.
Cerca de 87% dos paulistanos são a favor de multar veículos que param na faixa de pedestres.
A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte afirma, em nota, que as linhas de ônibus têm a sua frota programada considerando a capacidade de seis passageiros em pé por metro quadrado. “Conforme é identificada queda no nível de conforto, seja por pesquisas de monitoramento ou pelos canais de atendimento aos usuários, é realizada uma adequação da frota de modo a manter o nível projetado”, disse.