
São Paulo tem 350 ônibus quebrados nas ruas por dia
Em média, 350 ônibus municipais de São Paulo ficaram parados nas ruas por mais de 30 minutos em junho por causa de falhas ou acidentes.
No total, foram 10.493 coletivos no mês, quase 15 parados por hora.
O resultado são passageiros com viagens atrasadas e trânsito nas vias.
A frota total da capital é de 14.382 ônibus e micro-ônibus.
Os números, da SPTrans (empresa que administra o transporte público municipal), sob a gestão Bruno Covas (PSDB), foram obtidos pela reportagem por meio da Lei de Acesso à Informação.
Os dados de junho representam um aumento de 57,9% em relação ao mês de maio de 2018 e englobam ônibus e micro-ônibus.
Resposta
A SPTrans, empresa sob gestão Bruno Covas (PSDB), afirmou por meio de nota que frota de 14.382 ônibus da cidade têm idade média de cinco anos e oito meses, e passa por ao menos uma vistoria periódica a cada semestre.
Além disso, de acordo com a prefeitura, 80 veículos são levados por dia para uma vistoria amostral.
“De acordo com a necessidade, o prazo para vistoria pode ser reduzido, caso a SPTrans verifique a maior incidência de defeitos em uma determinada operadora”, afirmou a empresa.
A SPTrans disse ainda que “trabalha para que a aferição do índice de falhas seja cada vez mais rígido e assertivo”.
“Por isso, esse sistema passa por constante aprimoramento e, hoje, permite à gestora receber os dados em tempo real, por meio de GPS.
O SPUrbanuss, sindicato que representa as viações que operam os ônibus, com exceção dos micro-ônibus, disse em nota que cerca de 80 veículos apresentam algum problema por dia, em um universo de 8.000 veículos.
Fonte: Agora S. Paulo / Foto: Reprodução