
20 são condenados à morte em Bangladesh, por assassinato de estudante
Vinte pessoas foram sentenciadas à pena de morte pelo assassinado de um estudante que criticou o governo nas redes sociais. O crime aconteceu em 2019, mas a sentença dos acusados foi divulgada somente nesta semana.
Conforme notícia divulgada pelo Meganoticias, o anúncio foi feito pelo promotor Abdullah Abu durante um pronunciamento sobre o crime.
“Vinte pessoas foram condenadas à morte e outras cinco à prisão perpétua pelo assassinato de Abrar Fahad”, declarou o promotor.
Em outubro de 2019, o corpo do estudante Abrar Fahad, de 21 anos, foi encontrado em seu quarto na Universidade de Engenharia e Tecnologia de Bangladesh.
Apenas algumas horas antes o jovem postou no Facebook uma crítica à primeira-ministra Sheikh Hasina, que assinou um acordo para que a Índia pudesse tirar água de um rio na fronteira dos dois países.
O jovem foi morto após postar uma crítica ao governo
Após fazer sua publicação na rede social, Fahad foi espancado durante seis horas com tacos de críquete e outros objetos. Ao todo, 25 estudantes participaram do espancamento. Eles eram membros da Bangladesh Chhatra League, um braço universitário da Awami League, partido no poder.
Na época do ocorrido, os estudantes envolvidos no crime tinham entre 20 e 22 anos. “Estou feliz com o veredito”, declarou o pai da vítima a repórteres. Para Mohamad Abu Abdullah Bhuiyuan, a morte do rapaz foi premeditada, o que justifica a condenação dos jovens.
Já, Faruque Ahmed, um dos advogados de defesa, afirmou que vai apelar da sentença. “Estou muito decepcionado com o veredito. Não é justo. Eles foram condenados à morte embora não existam evidências reais contra eles”.
O crime chocou Bangladesh e expôs a cultura violenta presente em suas universidades públicas. Este caso também foi responsável por uma onda de manifestações exigindo justiça pelo jovem morto e pedindo a proibição da Liga Chhatra.
Fonte: Metro Jornal (com Meganotícias) / Foto: Mahmud Hossain, Opu, Dhaka Tribune