
Forró é ritmo mais presente nas campanhas para prefeito em capitais
O forró é o ritmo mais usado em jingles de candidatos a prefeitos em capitais do Brasil em 2020. O levantamento é do Portal G1, cuja equipe ouviu as músicas que divulgam as campanhas e encontrou o ritmo que predomina em cada cidade.
Dos 316 candidatos, 181 haviam divulgado jingles nas redes sociais até o final de outubro. Dessas, 55 faixas são de forró, de longe o ritmo mais tocado. Em seguida entres os mais comuns vêm pop (19), sertanejo (14), samba (11), funk (13), axé (13) e brega (12). Mas a distribuição por cidade varia:
O predomínio forrozeiro é inegável. Há uma fórmula: a música começa triste, só com uma sanfoninha chorando e o cantor lembrando dos problemas da cidade. Depois entram outros instrumentos alegres com a esperança trazida por tal candidato.
Mas há adaptações a esse modelo: o momento da festa pode ser com a batida eletrônica da pisadinha, variação do forró mais comum no interior, mas que já domina as capitais Palmas e Macapá.
A cara das cidades
Há ritmos muito identificados com determinadas cidades. O samba comanda o Rio, mas não aparece tanto fora da cidade – e, quando surge, é misturado a outros ritmos.
O brega, seja em arranjos de brega-pop ou mais eletrônicos, do tecnobrega das festas de aparelhagem, é a escolha mais comum em Belém. Outro estilo eletrônico com predomínio regional é o brega-funk em Recife.
Em Salvador, cinco dos sete jingles analisados são de pagodão. Curiosamente, os arranjos típicos da axé music que foram sinônimo de festa no Brasil nos anos 90 e 00 ressoam mais fora da Bahia – e até lideram na capital vizinha, Aracaju.