
Ipem apreende mais de 190 mil isqueiros na Galeria Pagé
Equipes de fiscalização do Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, apreenderam nesta terça-feira (26) mais de 190 mil isqueiros falsificados durante operação realizada na Galeria Pagé, no centro de São Paulo.
Ao todo quatro empresas foram autuadas por comercializarem produtos contrabandeados e por não portarem o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
“O gás normalmente utilizado no isqueiro, principalmente os de origem duvidosa, são uma mistura de butano e propano. A mesma mistura do gás de cozinha, só que com um agravante, não é adicionada essência que dá a característica do cheiro para eventual verificação de vazamento. O gás na sua condição normal é inodoro”, explicou o superintendente adjunto do órgão, Arlindo Afonso Alves.
O selo do Inmetro nos isqueiros deve conter, entre outras marcações, a sigla RTB (Regulamentação Técnica Brasileira), a expressão “Declaração do Fornecedor” e a palavra “Segurança”.
Nos casos de autuação, os fabricantes e estabelecimentos com produtos irregulares terão o prazo de 10 dias úteis para apresentar defesa junto ao Ipem e as multas podem variar entre R$ 100 e R$ 1,5 milhão.