
SP: Prefeitura aciona equipamento para sustentar estrutura de viaduto
O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, vistoriou as obras de recuperação do viaduto da Marginal Pinheiros, que cedeu no último dia 15. Durante a visita ele acionou o equipamento que alivia mais 100 toneladas das 550 que estavam pressionando o pilar de sustentação no trecho.
“Até o fim da semana devemos terminar todo o processo de cálculo de reconstrução do projeto original. Esperamos começar sábado a fase de testes do macaqueamento”, disse Covas.
O macaqueamento, técnica na qual macacos hidráulicos são usados para suspender a estrutura cedida, foi a escolhida pelos engenheiros para colocar o viaduto no lugar. “Isso tem que ser feito com muita segurança. Será centímetro a centímetro”, explicou o prefeito.
Além disso, a prefeitura também trabalha para completar 15 quilômetros de marginal expressa desbloqueadas para a circulação dos carros, e assim, aliviar o tráfego na região.
Com relação ao inquérito instaurado ontem (26) pelo Ministério Público para apurar o uso de apenas 5% do orçamento destinado para conservação e manutenção de pontes e viadutos do município, Covas disse que nos anos anteriores esse orçamento nem existiu e em 2018 foi colocado no orçamento pela gestão de João Doria.
“Foi enviado para a Câmara Municipal que aprovou. Só que dependia de um contato com as empresas para fazer laudos estruturais, porque desde o ano passado sabíamos que essa vistoria visual era insuficiente. Ficamos mais de um ano discutindo com o tribunal de contas de que forma fazer essa licitação. Responsabilizar uma administração, que está há oito meses, em relação à manutenção de um viaduto que tem 40 anos é uma dificuldade argumentativa mais difícil do que um duplo twistcarpado”, ironizou o prefeito.
Fonte e Foto: Agência Brasil