Os moradores de Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá e Praia Grande vão receber novas marginais urbanas entre os municípios, que serão gratuitas e contarão com calçamento, sinalização e iluminação completa. A iluminação já foi iniciada e faz parte do projeto do Governo de São Paulo para modernização das rodovias do Litoral Paulista, por meio do contrato de concessão operado pela concessionária CNL.
A cobrança nos pórticos eletrônicos nessas cidades só poderá ocorrer a partir de 2027 e estará condicionada à entrega integral dessas vias marginais, que funcionarão como alternativas não tarifadas para o tráfego urbano local. As obras serão fiscalizadas pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), garantindo que os benefícios sejam entregues antes da cobrança.
Com investimento total de R$ 4,3 bilhões, o contrato prevê a duplicação de 89,8 km de rodovias, 108,5 km de marginais e outros 212 km de melhorias estruturais que abrangem a Baixada Santista, o Alto Tietê e o Vale do Ribeira. A proposta visa aumentar a segurança viária, melhorar a fluidez do tráfego e promover mais mobilidade para quem vive e circula entre os municípios da região.
“A cobrança só começará depois da entrega. Esse modelo é transparente, justo e garante que a população local receba melhorias efetivas antes de qualquer tarifa”, afirma Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo.
Fonte: Agência SP / Foto: Divulgação GovSP, via Agência SP

