O Observatório Astronômico de Diadema, no Jardim Inamar, foi demolido na última semana após quase 12 anos fechado. Criado em 1992 para observação e estudos de planetas e estrelas, o antigo edifício dará espaço para uma creche, e um novo serviço de ensino de astronomia será desenvolvido, segundo a Prefeitura. Ao Diário, moradores das redondezas afirmaram que o espaço havia se tornado um ponto de consumo de drogas, e concordaram com a mudança.
O antigo observatório estava localizado na Avenida Antônio Sylvio Cunha Bueno, 1322, e funcionava junto a um Centro Cultural, que teve suas atividades remanejadas. O local era gerido pela Saad (Sociedade de Astronomia e Astrofísica de Diadema) e mantido, com entraves, por convênio com a Prefeitura, antes de seu fechamento em 2012.
Segundo comunicado da Prefeitura de Diadema, o espaço estava muito depreciado, sem condições para um estudo adequado, e por isso foi demolido. O terreno, então, acolherá uma nova creche. Além disso, o Paço diz que neste ano foi firmado um acordo de cooperação com a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) para implantação de uma política de astronomia para os estudantes da rede municipal.
Fonte: Diário do Grande ABC / Foto: Celso Luiz, DGABC