O martelo está batido. O governo do Estado confirmou que a estação do Metrô de Taboão da Serra será na antiga Sorana Sul, conforme antecipou o Portal O Taboanense em dezembro. O prédio já está em fase de desapropriação, segundo informou representantes do Metrô e da CCR, durante reunião com o prefeito Aprígio e o deputado estadual Eduardo Nóbrega.
A expansão da linha 4-Amarela do Metrô até Taboão da Serra está na fase do projeto executivo que deve ser concluído em até 15 meses. O representante do Metrô, Jelson Siqueira, disse que a reunião serviu para mostrar para a prefeitura o trajeto da linha. “São os primeiros esboços da estação de Taboão, o traçado de onde vamos passar e as áreas de desapropriação”, garantiu.
Segundo Jelson, o esboço da linha já estão concluídos e os estudos praticamente prontos. “Hoje as informações que estamos buscando são finais, para que o projeto seja concluído, com todos os cálculos, não haja mais nenhum impedimento para ser desenvolvido”, afirmou. Sobre a localização da estação na Sorana Sul, Jelson disse que “a localização é definitiva”.
O governo do Estado pretende agilizar a obra passando para o Grupo CCR a responsabilidade da construção da expansão, sem necessidade de licitação. A concessionária teria um aditivo no contrato de concessão por mais alguns anos, mas o tempo e a forma ainda serão discutidos.
Após a finalização do projeto executivo, as obras irão começar. A previsão inicial é entre o fim deste ano e o primeiro semestre de 2025. A Linha 4–Amarela do Metrô de São Paulo, originalmente chamada de Linha Sudeste–Sudoeste, compreende o trecho definido pelas estações Luz e Vila Sônia. É administrada pela empresa ViaQuatro, pertencente ao grupo CCR, que venceu a concessão por trinta anos.
A linha 4-Amarela, após sua expansão, irá ligar Taboão da Serra até a Estação da Luz, no centro da capital. O trecho deve ser percorrido em 35-40 minutos.