O Departamento de Proteção Animal (DPAN) de Guarulhos resgatou nesta segunda-feira (30) 58 gatos abandonados na pracinha do Campo, no Bonsucesso. Os animais foram deixados ao relento em gaiolas por uma mulher identificada por uma equipe da Prefeitura que passava pelo local e flagrou o crime. Uma das gatas resgatadas deu luz a sete filhotes.
Todos os animais foram levados ao abrigo do DPAN, no mesmo bairro da ocorrência, onde estão sendo avaliados e preparados para adoção. Questionada pelos servidores, a tutora alegou que “resolveu abandonar os gatos porque pretendia retornar ao Paraná”. A Prefeitura denunciou o caso à Delegacia de Meio Ambiente de Guarulhos para responsabilização criminal da envolvida.
A diretora do DPAN, Juliana Kopczynski, falou sobre o caso. “Infelizmente são muitos casos de abandono por toda a cidade, mas este chocou não só pela quantidade de animais envolvidos como pela forma como foi feito”, disse. “Já ultrapassamos o limite de vagas no abrigo, mas socorremos os gatos porque eles não têm culpa e agora esperamos encontrar tutores responsáveis para todos eles”, complementou a gestora.
O abandono de animais é crime de acordo com a lei federal 9.605/98. Em 2020, com a aprovação da lei federal 14.064, a pena de maus-tratos a animais aumentou para reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda quando se tratar de cão ou gato.
Fonte: Guarulhos Web / Foto: Divulgação