Notícias

Assembleia da ONU aprova reconhecimento da Palestina

A Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) aprovou, por ampla maioria, uma  resolução que reconhece que a Palestina está qualificada para se tornar membro pleno da entidade.

O texto, que recebeu 143 votos a favor e nove contrários, além de 25 abstenções, recomenda que o  Conselho de Segurança “reconsidere favoravelmente a questão”.

A aprovação do órgão mais importante da ONU é condição necessária para a Palestina se tornar membro pleno, mas, no mês passado, os Estados Unidos já vetaram uma resolução nesse sentido por ser contra o reconhecimento sem um acordo definitivo com Israel.

A Palestina já é membro “observador” da ONU desde 2012, mas ambiciona o título de membro pleno para participar das instâncias mais importantes das Nações Unidas. Na prática, isso também implicaria o reconhecimento internacional do Estado palestino.

Além de Israel, os países que votaram contra o reconhecimento da Palestina são: Argentina, EUA, Hungria, Micronésia, Nauru, Palau, Papua Nova Guiné e República Tcheca.

Fonte: IG (com ANSA) / Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *