O ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) Luis Rubiales foi condenado nesta quinta-feira (20) a pagar uma multa no valor de 10,8 mil euros pelo crime de agressão sexual contra a jogadora Jenni Hermoso.
O dirigente tornou-se alvo da justiça após ter beijado a meia-campista da seleção espanhola sem consentimento durante a cerimônia de premiação da Copa do Mundo feminina, realizada em agosto de 2023, em Sydney.
Rubiales, por outro lado, foi absolvido da acusação de ter pressionado e intimidado Hermoso e seus familiares, para que a jogadora declarasse publicamente que o beijo havia sido permitido. A promotoria havia pedido uma pena de prisão de dois anos e meio ao cartola.
Rubiales deixou a presidência da RFEF em setembro de 2023 por causa da polêmica envolvendo Hermoso. Poucas semanas depois, em outubro, a FIFA baniu o dirigente por três anos de todas as atividades relacionadas ao futebol por violar o artigo 13, aquele sobre a violação das regras de fair play, integridade e lealdade.
Fonte: Portal Terra (com ANSA) / Foto: Reprodução