O grupo Comporte Participações S.A. venceu, nesta sexta-feira (28), o leilão das linhas 11, 12 e 13 de trens de São Paulo, organizado pelo Governo do Estado, para concessão do Lote Alto Tietê. Em sessão pública realizada na sede da B3, a empresa ofereceu desconto de 2,57% sobre as contraprestações pecuniárias a serem pagas pelo Estado. Isso significa uma economia de cerca de R$ 1 bilhão ao longo da concessão. O pacote contempla a concessão patrocinada das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.
Com o lance vitorioso no leilão das linhas 11, 12 e 13, a nova concessionária será responsável por 124 km de extensão de trilhos que beneficiam a região do Alto Tietê, o município de Guarulhos e a zona leste da capital. O investimento previsto para o contrato é de R$ 14,3 bilhões com prazo de concessão de 25 anos. O contrato deverá ser assinado até o fim do primeiro semestre deste ano.
“Quando falamos dessas expansões, falamos da interligação da rede. O sistema metroferroviário será mais eficiente quanto mais interligado ele for, quanto mais conexões tiver com outras linhas. Assim, levaremos ferrovias onde ainda não chegaram, alcançando pessoas que não são alcançadas, melhorando a mobilidade, sustentabilidade e prestação de serviços ao cidadão”, destacou o Governador Tarcísio de Freitas.
O leilão das linhas 11, 12 e 13 também reuniu o secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, autoridades estaduais, deputados, diretores da B3 e empresários do setor de mobilidade urbana.
O Grupo Comporte, por meio do consórcio com a CRRC, também venceu, em 2024, as concessões da Linha 7-Rubi e do Trem Intercidades (TIC) que vai ligar Campinas e São Paulo.
Fonte: Agência SP / Foto: Divulgação GovSP